Tipos de microfone, suas utilidades e o melhor para se começar.

Aposto que você já se deparou com os nomes Condensadores e Dinâmicos quando pesquisou sobre microfones né? Se você não faz ideia do que quer dizer isso, ainda se confunde ou quer saber mais sobre microfones, leia esse post até o final !



Os dois tipos de microfones mais usuais no mercado musical hoje em dia são: dinâmicos e condensadores. Existem outros tipos que são bastante utilizados em estúdio, como por exemplo, os microfones de fita, mas para esse tipo vou separar um post somente para ele. Bom vamos lá, hoje vamos comentar um pouco sobre microfones, explicar a diferença entre o dinâmico e o condensador, suas utilidades e comentar qual deles é mais interessante para se começar um home studio.


DINÂMICOS:


Os microfones dinâmicos são microfones menos sensíveis, eles captam o som mais direcional. Você posiciona o microfone dinâmico mais próximo da fonte sonora, ele é um microfone que vai captar o som mais direto, pouco do som da sala ou ambiente vai sair na gravação. Por conta disso ele é muito utilizado em palcos ao vivo e programas de auditório, pois com ele se pega pouco ruido externo.

Os microfones dinâmicos são mais utilizados para captar instrumentos e amplificadores. Por exemplo: caixa de bateria, bumbo de bateria, tambores em geral, amplificadores de guitarra e amplificadores de baixo. São muito utilizados em instrumentos que geral grande amplitude sonora (volume alto). O som deles é um som mais seco eles captam menos graves e agudos.


CONDENSADORES:


Ao contrário dos dinâmicos os microfones condensadores são mais sensíveis, eles normalmente abrangem um espectro maior do som, desde dos mais grave até o mais agudo. Os condensadores necessitam de uma energia a mais para funcionar, o famoso "PHANTOM POWER" aposto que você já viu ou ouviu falar sobre ele. Agora você sabe para que funciona o botão phantom power da sua mesa de som ou interface de áudio. Esse botão gera 48v para que o microfone possa funcionar. Sem esses 48v o microfone não funciona, é como se você quisesse assistir TV com ela fora da tomada. Como já disse os microfones condensadores são mais sensíveis, com isso sua maior utilidade é em ambientes acusticamente tratados, pois caso contrario ele ira captar o som do carro passando na rua, uma moto, uma descarga do apartamento vizinho e por ai vai. Os condensadores são utilizados em instrumentos como: instrumentos acústicos (violão, baixo acústico, ukulele, violino, entre outros), voz, amplificadores de guitarra, pratos de bateria e para captar o som da sala. O som dele é mais encorpado, se ouve mais variações de intensidade do instrumento/fonte sonora.


DIAFRAGMA:


O diafragma do microfone é o tamanho da capsula dele, o tamanho da sua "cabeça". Ambos os microfones, dinâmico e condensadores, existem nas opções com diafragma pequeno ou largo (grande). Para entender um pouco melhor de maneira resumida a utilidade de cada microfone vamos falar sobre o som. O som grave (som gordo) é uma onda maior e o som agudo (som magro) é uma onda menor. Por exemplo, o bumbo da bateria é um tambor grande portanto ele gera um som grave, já a caixa da bateria é menor com isso gera um som mais agudo. Mesma coisa pensando no violino, é um instrumento pequeno e gera um som agudo, o baixo acústico é um instrumento bem grande gerando um som graves. Ou seja microfones com diafragmas largos são usado para captar sons mais graves, e microfones de diafragma pequeno são usados para captar sons mais agudos. Mas não existe regra, cada um vai gerar um timbre diferente na gravação.


Qual deles é mais indicado para começar?


Se você é compositor, toca violão e canta ou piano e voz a minha dica é começar com um microfone condensador de diafragma largo. Por exemplo um Behringer C-1. Caso você tenha uma banda de rock ou que toque mais guitarra e bateria é legal começar com um dinâmico, por exemplo um Shure Sm 57. Outra dica muito importante para você que está começando um home studio, dê preferencia para ter 1 microfone muito bom e de marca, do que ter 7 microfones mais ou menos de marcas estranhas. A Behringer é uma marca interessante para se começar, oferece produtos de boa qualidade sonora e de construção por um preço mais acessível. As marcas mais utilizadas no mercado da música para microfone são: Shure, AKG, Sennheiser, Audio-Technica, MXL, Blue, Rode, Telefunken, Neumann entre outros.



Em nosso instagram vamos postar durante essa semana (18/05/2020) os microfones mais comuns no mundo da música e suas utilidades. Para isso basta seguir nosso perfil: https://www.instagram.com/shufflehomestudio/?hl=pt-br.

Você pode encontrar microfones de qualidade na loja de nossos parceiros: https://www.playmusicstore.com.br/loja/busca.php?loja=496409&palavra_busca=microfones

44 visualizações