top of page

Teclado MIDI e Controladora DAW

Hoje vamos falar de outros dois itens que irão te ajudar muito em seu home studio. No Blog dessa semana falaremos do teclado MIDI e da Controladora DAW



Esses dois itens são importantes pois eles tornam nossa vida dentro do estúdio mais ágil e prática. Não são itens essenciais, mas quem tem eles consegue expandir muito seu trabalho. Mas vamos lá, afinal de contas o que é um teclado MIDI e uma controladora DAW?


Teclado MIDI:

O teclado MIDI é parecido com um piano digital ou um teclado musical mesmo, porém ele não gera som. Ele não tem caixas de som e você não consegue liga-lo em uma mesa de som ou caixa amplificada. Seu funcionamento é muito semelhante a um teclado de computador, por exemplo: um teclado de computador ao digitar, ele manda um sinal para o computador e nossa máquina decodifica tal sinal em uma letra. Já o teclado MIDI funciona da mesma maneira, quando tocamos uma tecla, ele manda um sinal para nosso computador e dentro da nossa DAW (caso não saiba ao que é uma DAW clique aqui) você escolhe que som aquele sinal terá. Você pode colocar timbres de quaisquer instrumentos, como por exemplo: Violino, piano, órgão, bateria e até mesmo sons de animais, sirenes entre outras coisas. Se seu home studio for pequeno um teclado MIDI será uma excelente aquisição, com um bom banco de sons gravados conseguimos criar uma sinfonia sem ter nenhum instrumento, tudo com apenas o teclado MIDI. Em post futuro vou falar sobre como escolher um teclado MIDI.


Controladora DAW:

O outro item que vamos falar hoje também é um acessório que não gera som. A controladora DAW é muito semelhante com uma uma mesa de som. Porém não conseguimos plugar um microfone nela, cantar e nossa voz sair nas caixas de som. Assim como uma mesa de som a controlado tem vários faders e botões, porém sua única função é controlar a sua DAW, seu programa de gravação. A controladora irá conversar diretamente com seu computador, e ao invés de usar o mouse para mudar o volume, pan de suas tracks gravadas, você faz isso pela controladora. Parece bobo, porém trazer para o mundo físico tais possibilidades de manuseio nos dá muito mais precisão e torna nosso trabalho muito mais fácil.





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page