Pop Filter, um acessório relativamente barato e que dará toda a diferença na sua gravação.

Atualizado: Jul 23

Não faz ideia do que seja um Pop Filter ou não sabe para que ele realmente serve? Então leia esse post até o final. Hoje vamos falar sobre esse acessório que nos ajuda a ter uma melhor qualidade na gravação da voz.



Pode-se dizer que o Pop Filter é um item indispensável para se montar um home studio, ele aparece em muitas listas de itens básicos para montar sua própria estação de gravação. Porém eu não coloquei ele em minha lista (Se quiser saber quais itens eu separei como básicos para montar seu home studio clique aqui). Eu não considero ele um item básico pois é possível fazer uma gravação sem ele, porém, para se ter uma boa sonoridade é indispensável que você tenha um.

Mas vamos lá, o que é um Pop Filter e para que serve? Como o nome já diz é um filtro de pop, explosões que são geralmente causadas por silabas com consoantes "p" e "b". O filtro segura tais ataques de ar e deixa o som mais limpo, ele ajuda também a tirar um pouco o sopro da letra "s". Outra importante função do pop filter é proteger seu microfone da saliva dos cantores/locutores que gravam em seu estúdio.


Tipos de Pop Filter:


Existe alguns tipos de Pop Filter. Diferentes tipos de proteção e tipos de base. Vamos falar primeiro dos tipos de proteção, normalmente a tela do pop filter é feita do mesmo tecido de meia-calça. Por sinal, existe alguns tutoriais na internet de como fazer pop filter com meia-calça velha. Quando o Pop Filter tem esse tecido como tela de proteção há a opção com uma ou duas telas. O que muda entre elas é quantidade de explosões, Pop, que seguram. Há pessoas que dizem que o pop filter com dupla camada acaba segurando alguns harmônicos das altas frequências, porém vai muito de ouvido para ouvido. A outra opção de tela é a tela de metal. Pop filter com tela de metal ao invés de bloquear os sons explosivos eles trabalham com a difusão desses sons, jogando as explosões para longe do microfone. E quais as vantagens e desvantagens entre tela de tecido ou metal. Os pop filter com tela de tecido são mais barato, porém assim como meia-calça, são bem frágeis e rasgam muito fácil, além disso são bem difíceis de se limpar. O com tela de metal já é bem mais durável e mais simples para fazer a higiene, porém são mais caros.


Sobre as bases do Pop Filter, existem alguns que tem um braço articulado onde você prende esse braço diretamente no pedestal do microfone, existe também Pop filter que vem com encaixe igual ao do cachimbo do microfone e você rosqueia ele como se foce um microfone em um outro pedestal e existe o Pop filter que são colocados direto na capsula do microfone. Suas vantagens e desvantagens são: o com braço articulado que prende no pedestal do próprio microfone, em modelos mais baratos tais braços não tem tanta qualidade, e acabam caindo ou quebrando, sua vantagem é que ocupa pouco espaço. Já o Pop filter que necessita de um outro pedestal a desvantagem dele é que você precisa de um pedestal somente para ele, e se você tiver uma sala pequena para gravação ele ocupará muito espaço, porque além dele, precisa caber na mesma sala o pedestal do microfone e o vocalista/locutor. Já o pop filter que vai direto na capsula do microfone a desvantagem dele é que você não consegue regular a distancie entre a grade do filtro e o microfone, outra desvantagem é que tem alguns microfones que não vão encaixar nesse pop filter.


Para ouvir a diferença de se usar ou não um Pop Filter basta acessar nosso vídeo abaixo no minuto 6:23.


0 visualização