top of page

Phantom power, cabos e conectores.

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Hoje vamos falar um pouco sobre o famoso botão phantom power e os cabos de áudio mais utilizados em estúdio: P10 e XLR.


Quando se está começando um home studio e ainda não está muito familiarizado com a diversidade de cabos e alguns termos, é muito comum se sentir perdido em alguns assuntos. Hoje vamos para um assunto básico mas de muita importância. Vamos falar sobre o botão phantom power e cabos de áudio.


Phantom Power:

Traduzindo para o português phantom power significa "energia fantasma" e porque ele é tão falada e as vezes temido ? O phantom power é um botão que existe na maioria das mesas de som e interfaces de áudio muitas vezes ele vem escrito como 48v que é a energia extra que ele "libera". São utilizados para o funcionamento de condensadores e DI (Direct Box) em outro post falo mais sobre as DI. O phantom power é de extrema importância, porque sem eles você não consegue usar um microfone condensador. O condensador sem o phantom power é tipo uma TV fora da tomada, não funciona por falta de energia. Muitos acreditam que usar o phatom power é perigoso pois pode queimar outros equipamentos como microfone ou até mesmo dar choque na pessoa que está utilizando a mesa/microfone.

A verdade é que se você estivar usando equipamentos de qualidade e utilizando os cabos corretos o phantom power não tem perigo nenhum. Para que a energia do phantom power chegue até o microfone é preciso um cabo balanceado, e existe cabos balanceados XLR e P10.


Obs: Microfones dinâmicos podem receber o phantom power sem nenhum problema, não altera em nada o funcionamento dele com ou sem phantom power.


Cabos XLR:

Os cabos XLR, também conhecidos como canon são basicamente cabos de microfone, São cabos de 3 vias sendo o terra, positivo (HOT) e negativo (Cold). Existe cabos XLR de duas vias que no caso NÃO são balanceado e portanto não são alimentam o microfone condensador. Os cabos balanceados não recebem interferência por exemplo de rádio, celular entre outros sinais. Uma característica legal do conector XLR é que você consegue juntar dois cabos, se precisar de um cabo de 10 metros e só tiver dois de 5 metros não tem problema, conecte eles e seja feliz.





Cabos P10:

Cabos p10 também conhecidos como TRS podem ser de 2 vias ou 3 vias, também conhecidos como mono e stereo. São cabos mais utilizados para instrumentos.





Dicas de como escolher um cabo:

Parece bobo mas não é, cabo faz toda a diferença na hora da gravação. Um cabo de baixa qualidade pode trazer ruídos para sua música, se tiver um conector também de baixa qualidade ele pode danificar entrada da sua mesa ou interface de áudio. Cabos podem varias de 30 reais até 400 reais. um cabo de qualidade e não tão caro gira entre os 80 e 120 reais. Escolha marcas como Santo Angelo, Amphenol, Monster, Mogami entre outros. Cabos de boa qualidade tentem a durar muitos anos, tenho um monster cable que utilizo a mais de 8 anos e ainda soa como novo.

Em relação ao tamanho, aconselho a comprar cabos de 5 metros. Cabos de 3 metros uma hora ou outra vai aparecer uma ocasião em que ele vai ser curto. Cabos maiores de 5 metros é interessante apenas se você utilizar em grandes salas ou para ao vivo. Mas lembre -se cabos grandes tem que ser balanceados para não pegar interferências.



132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page