top of page

Por que todo músico deveria ter seu home estúdio?

Atualizado: 27 de abr. de 2020

Com o avanço da tecnologia ficou relativamente barato ter um home estúdio. Não necessitando de muitos equipamentos, sendo o principal deles um computador ou laptop.



E por que todo musicista deveria ter um?


Vamos lá ... Primeiramente, o que é um home estúdio? O home estúdio é um local dentro da sua própria casa, podendo ser até seu quarto. E nele contém intens básicos para se conseguir fazer a captação do áudio com boa qualidade. Não é gravar você tocando sua guitarra com seu celular ou câmera fotogáfica, estamos falando de captção de áudio de qualidade, com equipamentos especificos para tal função, equipamentos semelhantes aos grandes estúdio que gravam aquele hit que toca nas rádios e no Streaming. A diferença de um grande estúdio e um home estúdio é basicamente: Estrutura física.

Então quer dizer que no meu home estúdio eu consigo gravar áudio com qualidade profissional igual de grandes estúdios? A resposta é sim, porém temos que ter em mente que não é um trabalho tão rápido e simples. Não é apenas montar seu próprio espaço de gravação, que sua primeira música já vai soar como de grandes estúdios. Leva tempo, dedicação, estudo e investimento. Mas sim, com um bom home estúdio e principalmente um bom ouvido, conseguimos tirar um resultado de excelente qualidade que se compare a grandes estúdios.


Mas vamos lá, a real importância pelo qual todo músico deveria ter seu próprio espaço de gravação: O home estúdio para um músico, principalmente para compositores, é um grande laboratório, onde você pode experimentar a vontade. Graças a tecnologia, a gravação de hoje não é mais feita em rolos de fita, então podemos gravar, apagar, regravar, gravar novamente, gravar por cima, duplicar, recortar e por ai vai. Ou seja, você pode gravar uma ideia, uma base harmônica, criar canções, testar timbres, gravar base, solo, melodia e conseguir trazer pro mundo físico e real o que estava na sua cabeça. Para instrumentistas nada melhor do que poder gravar um Backing Track (base para improviso) e deixar as escalas soarem soltas, ou melhor ainda, gravar seu improviso para usar como feedback e saber onde melhorar.

Para você que tem um canal no Youtube, imagina poder gravar vídeos de qualidade, sem aquele rúido de fundo e assim conseguir mais inscritos e seguidores. Nesse caso ter uma estação para gravar e tratar seu áudio não se aplica apenas para músicos.


Por fim, seja para você que tem vontade de gravar suas próprias ideias, composições, você que tem vontade de aprender sobre o universo da produção musical, seja para se tornar um profissional no ramo da gravação ou apenas para hobby ou passatempo, a melhor maneira de aprender é com um home estúdio.


Se você se interessou em montar seu próprio espaço de gravação dentro do seu quarto/casa, acesse: https://www.shuffle-studio.com/post/comomontarhomestudio e descubra os 7 itens básicos para montar seu home studio.





108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page