Isolamento acústico X Tratamento acústico.

Atualizado: Jul 23

É muito comum as pessoas confundirem isolamento acústico com tratamento acústico, no post dessa semana vamos explicar a diferença entre eles e suas funções.

Já falamos dos 7 itens básicos para se montar um home studio e fizemos um post para cada item da lista (clique aqui para ver a lista). Hoje vamos começar a falar sobre acústica, de nada adianta ter os melhores equipamentos que o dinheiro pode comprar se não tiver uma boa sala tratada e isolada. É muito comum pessoas confundirem tratamento acústico com isolamento acústico, e para montar um home studio precisamos dos dois. Então vamos lá falar a diferença entre eles.


Isolamento acústico:

O isolamento como o nome já diz, serve para isolar o seu home studio do mundo externo ou dos outros cômodos da casa. Sua função é deixar o ambiente o mais silencioso possível, para quando a gente realizar uma gravação o microfone não captar ruídos externos, como por exemplo: moto passando na rua, rádio do vizinho, cachorro latindo, canto de pássaros entre outros. Além disso o isolamento serve para o som gerado dentro do estúdio não vazar e incomodar os vizinhos. Itens e acessórios que estão relacionados ao isolamento acústico são: Paredes duplas, drywall (parede de gesso), janela acústicas, porta dupla, porta acústica entre outros. O Isolamento é mais a parte relacionada a construção. Para se ter um bom isolamento procure quartos que não tenham paredes geminadas, se possível um quarto sem janelas e dê preferência para teto de laje ao invés de forros de gesso ou PVC.


Tratamento acústico:

Aposto que você já foi em uma casa vazia, seja para alugar ou comprar, enfim. É muito comum em casas vazias a gente ouvir ecos excessivos. O tratamento serve para tirar essas reflexões do som e sobras. Uma sala sem tratamento pode distorcer todo o som gerado e gravado nela. Itens relacionados a tratamento acústico são: Painéis de absorção, espumas, armadilhas de baixo (bass trap), difusores acústicos entre outros. O maior problemas de home studio é que normalmente são feitos em quartos comuns, quadrados e retangulares e normalmente um pé direito de mais ou menos 2,7 metros. Imagina a gente jogando um pedra em um lago com uma superfície extremamente lisa e em repouso. Quando a pedra acerta a água, gera ondas circulares em toda superfície do lago. O som funciona da mesma maneira, quando estamos em silêncio o ar está em "repouso" quando é gerado qualquer som ou ruído as ondas se espalham pelo ar e para todas as direções. Agora imagine o som sendo um feixe de luz, e imagine todas as paredes, teto e chão sendo espelhos, resultado: luz se refletindo para todos os lados e todas as direções. O eco é isso, o som batendo em todas as superfícies e voltando para nosso ouvido, Por isso quartos pequenos, quadrados, retangulares com paredes paralelas não são as melhores opções. Os painéis, espumas e armadilhas de baixo servem para absorver o som, assim ele é retido e não refletido. Já dos difusores, como o nome já diz ele faz a difusão do som, ele espalha o som, ao invés dele refletir o som reto igual uma parede lisa ele irá dividir o som, algo semelhante ao que acontece quando jogamos uma luz em um prisma. Dessa maneira o som não será refletido infinitas vezes batendo e voltando entre as paredes paralelas.

Vamos continuar os assuntos relacionados à acústica nos próximos posts.


40 visualizações