top of page

Gravação: Interface de Áudio Vs. Mesa USB.

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Quando vamos escolher nosso hardware para começar nossas gravações vem a dúvida. O que é melhor, uma interface de áudio ou uma mesa USB? Para a sorte de vocês, fizemos esse teste durante a semana.


Recentemente conseguimos adquirir para nosso estúdio uma mesa da Soundcraft, quando compramos essa mesa, a ideia era usar ela para fazer ensaios, summing e para servir como controlador para nossa DAW. A mesa que compramos é uma Signature 22 MTK, ela tem 22 canais e grava multipista. Assim que ela chegou começou a nossa dúvida se havia necessidade de manter a interface áudio que temos aqui em nosso estúdio. Com a pulga atrás da orelha resolvemos fazer o teste e comparar a qualidade da gravação de uma mesa USB com um interface de áudio.


Exite inúmeras mesas USB e inúmeras interfaces de áudio. Quero que fique claro que o teste que eu fiz foi entre os equipamentos que tenho aqui no estúdio. Nossa interface de áudio é uma Focusrite Saffire pro 40, ela contém 8 entradas e 10 saídas e sua conexão com o computador é via firewire. Como já dito antes, nossa mesa é uma SoundCraft Signature 22 MTK, ela grava em até 24 canais, todos os 22 multipistas mais o stereo L e R, e sua conexão com o computador é via cabo USB. Para tornar esse comparativo mais justo os valores dos equipamentos são mais ou menos similares.


Resultado, prós e contras:


Falado tudo isso vamos para o resultado de nosso teste e ver os prós e contras de uma mesa de som USB e de uma interface de áudio. Quando utilizamos mesas de som USB como hardware de gravação precisamos nos atentar a alguns detalhes, por exemplo: ela grava multipista, canal por canal ou apenas o LR. A vantagem da mesa de som em cima da interface de áudio é a quantidade de canais. É muito caro para ter mais de 8 canais em uma interface. Então a vantagem de uma mesa USB é sua quantidade de canais que se torna muito útil para gravação de apresentações ao vivo ou gravação de uma banda inteira ao vivo. Porém quando falamos em qualidade de áudio a interface fica bastante na frente, em nosso teste gravei eu mesmo cantando e tocando violão. Para ouvir o teste basta acessar o vídeo do youtube que estará disponível no final do texto. Só para constar as duas gravações foram feitas em 48khz e 24bits. Porém a gravação da interface de áudio é muito mais viva e encorpada, o som tem mais graves e mais brilho. O nível de ruido ficou muito próximo, os dois dispositivos apresentaram praticamente 0 de ruido, a maior diferença entre eles é a qualidade sonora.


Então qual escolher? Minha sugestão é sempre escolher a qualidade do que quantidade, seja em um kit de microfones para estúdio ou 1 microfone profissional ou uma mesa USB que grava 20 canais contra uma interface de áudio que grava 4 canais. Quando trabalhamos com gravação em estúdio é mais simples gravar track em cima de track, então é muito difícil você utilizar mais do que 4 canais simultaneamente. Somente quando se grava bateria ou bandas inteiras. Minha sugestão é ir na qualidade.






68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page