top of page

Como escolher uma interface de áudio para seu home studio.

Hoje vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor interface de áudio para seu home studio. Quantos canais, quais marcas, que tipo de conexão e muito mais.



Interface de áudio, O que são? O que elas fazem? E onde habitam? A interface de áudio é um equipamento que vai "pegar" o som gravado pelo microfone, dar uma pré amplificada, converter o som do mundo analógico para o mundo digital para que você possa editar. depois ela vai converter o som do mundo digital para o analógico para que possamos ouvir tudo que gravamos e editamos, tudo isso em questões de segundos. E se você ler esse poste até o final tem grande chance de elas habitarem seu home studio daqui um tempo. Então vamos lá, qual interface escolher para começar meu home studio? Quantos canais é indicado para começar e que tipo de conexão, USB, Thunderbolt ou firewire?


Quantidade de canais:

A interface como já dito em um poste anterior é o item mais caro do seu home studio, então com isso podemos pensar algumas coisas. Já que vou separar um grana pra interface, compensa eu guardar um pouco mais e comprar pelo menos uma que tenha dois canais com entradas para microfone e phantom power em pelo menos uma das entradas. Porque isso? Simples, com um canal ela vai ser muito boa e você vai conseguir gravar muita coisa, voz, violão, guitarra, até bateria. Mas quando temos dois canais ai a coisa fica muito mais séria. Conseguimos fazer gravação em stereo, gravar o LR da mesa de som, violão com dois microfone, guitarra, bateria, ou seja conseguimos um som mais encorpado nas gravações, com uma maior definição. Então minha dica é: tente começar com uma interface de pelo menos dois canais, pois com ela você vai ficar muito tempo. Se comprar uma de um canal e pegar gosto pelo home studio, logo logo você vai querer trocar por uma de dois canais ou mais. Ainda aqui no blog vou mostrar como gravar uma música inteira utilizando apenas dois canais.


Tipo de conexão:

O tipo de conexão é por qual cabo a interface vai se conectar com seu computador, seja USB, Thunderbolt ou Firewire. Então a primeira dica é: ver quais as entradas disponíveis no seu computador. Todas funcionam muito bem, a entrada Firewire já um pouco antiga e está saindo do mercado, ela foi substituída pela Thunderbolt, ambas são entradas para se ter uma conexão mais rápida e foram desenvolvidas para trabalhar com computadores MAC, porém elas funcionam em Windows sem problemas. O USB é a mais comum e conhecida, por esse motivo eu acredito ser o mais indicado para quem está começando, afim de contas, com certeza seu computador tem uma entrada USB, e caso daqui uns anos você queira vender ou trocar o USB certamente ainda estará em uso.


Marcas:

Vamos lá, quais marcas escolher. Hoje temos uma grande variedade de marcas no mercado e grande parcela delas oferece uma boa qualidade de produto. As marcas mais conhecidas e utilizada são: Focusrite, Presonus, M-Audio e Behringer. Se você optar por alguma dessas, dificilmente vai ter dor de cabeça.


Interface ou mesa de som USB:

Hoje no mercado existe inúmeras mesas de som USB que gravam, e ai gera uma dúvida. Devo comprar uma mesa ou uma interface? Ainda vou dedicar um poste inteiro do blog só para tratar deste assunto, mas vamos adiantar algumas coisas. Primeiro, fuja, saia correndo, não gaste nem um real em mesas ou produtos de áudio de lojas virtuais tipo Wish, Aliexpress ou similares. Segundo, agora falando sobre mesa de som ou interface, mesas de som são desenvolvidas para equalização e mixagem, e tem algumas que gravam, já as interfaces são equipamentos fabricados apenas para gravação. Ou seja, se a gente pegar umas mesa simples, que grava e uma interface simples, ambas dessas marcas que sitei acima, a interface vai oferecer uma qualidade melhor que a da mesa de som. Existe mesas de som que tem excelentes qualidade de gravação, mas para iniciantes minha dica é começar com uma interface de áudio.


Durante a semana em nosso instagram vamos compartilhar algumas interfaces e modelos que indicamos, para acompanhar basta nos seguir: https://www.instagram.com/shufflehomestudio/




89 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page